Got all they shop every good option when Apply Today For An Easy Cash Advance Apply Today For An Easy Cash Advance reading these unforeseen medical bill.

Olivia

Sejam bem-vindos.

Hoje vamos ver como preparar uma apresentação tendo como base a abordagem proposta pela Olivia Mitchell (http://www.speakingaboutpresenting.com/).

Passo 1- Molda a tua mensagem chave

Existem dois tipos de mensagens chaves:

Mensagem Chave Informativa

Se queres informar a tua plateia a tua mensagem chave será o ponto mais importante que quererás que a plateia se recorde.

Mensagem chave persuasiva

Se queres persuadir ou convencer a tua plateia então a tua mensagem chava será a acção que quererás que a plateia adopte.

Exprime a tua mensagem chave numa frase sucinta e clara. Tendo definido e dito a tua mensagem chave tudo o que seguirá na tua apresentação vai servir para sustentá-la.

Exemplo de mensagem chave: “Dê 1.000$00 para o Jardim de Fonton!”

Passo 2 – Identifica as questões da plateia

Quais as três questões mais importantes a plateia fará a si mesma uma vez que tenhas dito a tua mensagem chave?

Imagina um diálogo com a tua plateia quando ela ouvir a tua mensagem chave. Que questões poderão estar a passar pelas suas cabeças (a seguir exemplo de questões):

– Porquê deveria fazer isso?

– Ok, parece uma boa ideia, mas porquê o Jardim de Fonton?

– Estou convencido, como é que posso fazer isso?

As três questões identificadas irão formar a estrutura (o corpo) da tua apresentação.

————————- ——————————— ——————————

porquê deveria fazer… –>> Ok, Parece uma boa ideia… –>> Estou convencido, como ….

————————- ——————————— —————————-

Se não tiveres a certeza do que a plateia se perguntará, então pergunta a alguém representativo da plateia quais as principais questões a plateia gostaria de ver respondida.

Passo 3 – Responde às questões identificadas

Para cada uma das questões escreve numa frase uma resposta clara e sucinta. Podes sentir-te tentado a escrever as respostas em pontinhos, mas resiste a essa tentação e tenta “destilar” a tua resposta numa frase completa. Deste modo és obrigado a pensar e reflectir com cuidado na resposta.

Exemplo no nosso caso da questão 1 “Porquê deveria fazer isso?” a resposta podia ser “As crianças que frequentam o jardim têm mais probabilidades de escaparem da pobreza.”

No que toca a questão 2 “Ok, parece uma boa ideia, mas porquê o Jardim de Fonton?” a resposta podia ser “porque Fonton é a zona mais pobre e problemática da Cidade da Praia”

E assim por diante.

Passo 4 – Sustenta cada uma das respostas

Cada uma das respostas deverão a seguir ser sustentadas ou explicadas mais a fundo.

Eis 2 tipos de provas:

– Exemplo ou história
Está é a forma mais fácil de provar, pois um exemplo permite à tua plateia a ver e entender do que estás a falar. Uma história evoca emoções e contribui para fazer o teu ponto memorável.

” Joãzinho tinha 11 irmãos, mas ele foi o único que frequentou o jardim. Todos os outros irmãos ainda na idade adolescente entraram no mundo das drogas e prostituição tendo 3 desses irmãos perdido a vida em tiroteios de gangs com menos de 15 anos.”

– Estatísticas
Uso apropriado de estatísticas podem ajudar-te a provar as tuas respostas.

” Estudos mostram que somente os 2% das crianças que frequentam o jardim não conseguem chegar ao Liceu.”

Passo 5 – Prepara o começo

Agora que já sabes o que irás tratar no corpo da tua apresentação, trabalha agora como vais começar.

O início deve ser curto.

Imagina que estás a ter uma conversa com uma pessoa. Eis o que ela poderá estar a pensar antes que entres no corpo da tua apresentação:

– Sobre o quê é que vais falar?
– Porquê isso teria interesse para mim?
– Porquê tu em particular vais falar sobre isso?

Assim na nossa apresentação de exemplo o início seria mais ou menos assim:

” Hoje vou falar-vos de um Jardim na zona de Fonton.

A razão porque estou a falar-vos desse Jardim é porque com a vossa ajuda podem contribuir para salvar um jovem numa das zonas mais pobres e violentas da Cidade da Praia.

Estou ajudando esse jardim hà 3 anos e acredito piamente que o Jardim salva vidas das crianças de Fonton. ”

No final desta apresentação eis o que quero que vocês façam (segue a mensagem chave): “Dêem 1.000$00 para o Jardim de Fonton!”

Sigam abrindo nas mentes das pessoas espaços com as suas questões mais importantes (Passo 2) e dá as respostas sustentadas com explicações, exemplos …. (passos 3 e 4).

Só depois de estruturares a tua apresentação é que deves ir ao Powerpoint procurar de fazer slides powerpoint (de preferência com imagens e fotos) para associar aos teus pontos chaves.

Aquele abraço,

Nuno

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *