Got all they shop every good option when Apply Today For An Easy Cash Advance Apply Today For An Easy Cash Advance reading these unforeseen medical bill.

pussycat, pussycat where have you been?

Rainha de Inglaterra
– pussycat, pussycat where have you been?

 (gatinho, gatinho aonde estives-te?)

– I have been in London!

   (estive em Londres)

 – Pussycat, pussycat did you see the Queen?

    (gatinho, gatinho viste a rainha?)

– Vi um rato (respondeu o gatinho).

O gatinho foi a Londres e não viu a rainha. Pode até ser que o rato estivesse em baixo da cadeira da rainha, mas como é um gatinho ele só conseguiu ver um rato. Este pequeno dialogo serve para vos introduzir nas miopias dos péssimos apresentadores, para que sirvam de lição de o que não se deve fazer se se quer fazer uma apresentação de sucesso.

1. Não uses PowerPoint se não o sabes usar

Parece óbvio, mas ainda hoje acontece com frequência de encontrar um apresentador a querer usar PowerPoint e não saber usar a ferramenta. Se alguma coisa correr mal é a tormenta geral, só porque todos usam PowerPoint, eu também tenho que usar, e estou nesse embaraço.

A tua apresentação não é sobre a ferramenta PowerPoint (pois de uma ferramenta somente se trata), a tua apresentação é sobre como comunicar de melhor forma com o teu público (e não tem que ser necessariamente com PowerPoint, pode ser com um flip chart, um quadro ou mesmo sem nada).

2.Não aceites o convite se não tiveres tempo para te preparares

Às vezes a tentação é grande. Surge um convite e a vontade de aparecer e apresentar sobrepõe ao bom senso de entender se há tempo suficiente para preparar e fazer uma apresentação em condições. Se achares que o tempo não seja suficiente (por teres outros compromissos agendados ou porque está muito em cima da hora) rejeita o convite.

É melhor rejeitar do que ir fazer uma figura triste só porque queremos aparecer, pois a figura triste pode ter consequências nefastas na tua reputação profissional e na tua auto-estima pessoal.

 3. Evita a arrogância do sabe tudo

Leonardo da Vinci era arquitecto, engenheiro, pintor, escultor, mas nem todos somos Leonardo da Vinci e muito menos agora que estamos a viver a “era do conhecimento” em que alguém de qualquer área não pode pretender de saber tudo sobre a sua própria área de especialidade.

Por isso, independentemente do tema da tua apresentação baixa a bola e consciencializa-te que estás ali a dar um pequeno contributo. Evita ser arrogante mesmo que sejas um “expert” na matéria pois a maior parte das vezes a plateia sente a manifestação de arrogância e torna-se hostil e indisposta comprometendo o teu sucesso (lembra-te a plateia é que é a estrela da tua apresentação, ela é que decide o teu sucesso).

4.Se usares slides PowerPoint, que fiques bem pertinho deles

Algumas vezes a organização de eventos arrumam um pódio à direita aonde “deve estar” o apresentador e no lado oposto faz-se a projecção dos slides PowerPoint. Assim, quando a apresentação começa toda a plateia se concentra nos slides que estão no lado esquerdo e ninguém observa o apresentador no lado direito.

Outras vezes organizam mesas à forma de ” U ” em que o apresentador está no meio e a projecção faz-se do outro lado tipo sala de cinema. O apresentador se estiver a usar slides deve estar sempre junto aos seus slides, pois os slides são somente um suporte visual que o apresentador usa para melhor comunicar. O que fazer nestes casos? Simplesmente pedes licença para apresentar junto aos teus slides. Se a organização torcer o nariz, insiste educadamente: “eu quero ficar perto dos meus slides”.

5. Não apagues as luzes

É corrente nas reuniões que alguém sugira que se deva apagar as luzes para melhor se ver os slides, ou mesmo até o apresentador de livre iniciativa o faz. Quando se apagam as luzes promove-se o efeito cinema (todos concentrados no PowerPoint, e não no apresentador), e, ao mesmo tempo estamos impossibilitados de recolher feedback na plateia pois quase não conseguimos ver as caras das pessoas.

Com a potência das videoprojectores de hoje, podemos deixar tranquilamente a luz acesa embora possamos perder um bocadinho na qualidade de projecção dos slides, mas ganhamos na atenção da plateia e diminuímos a probabilidade de dormirem no escuro da sala.

Não é intenção dessas dicas desanimar ninguém pois eu mesmo já dei essas “barracas”. Simplesmente servem como lição aprendida sobre o que não é conveniente fazer para garantir uma apresentação de sucesso, afinal se formos para Londres queremos ver a rainha, certo?

SUCESSOS e Feliz Páscoa.

1 Comment »

  1. […] more: Leave a Comment – Newsletter MSN – Mensagens e Soluções de Marketing This entry was posted in News and tagged news. Bookmark the permalink. ← Coordenador de […]

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *